Público marca presença e participa ativamente do Colóquio FLICA em São Francisco do Conde

Data

O Colóquio FLICA está dando continuidade às suas atividades, saindo de Cachoeira e dialogando com outros municípios.

Nesta sexta-feira, 14, a Atividade de Extensão aconteceu no Campus dos Malês – UNILAB, em São Francisco do Conde, e reuniu mestres, doutores, pensadores, além de entusiastas da Cultura, da Educação e da Literatura para dialogar sobre o Bicentenário da Independência do Brasil, celebrado este ano.

O Grupo Cultural Cabaz Garandi (UNILAB-MALÊS) abriu o quinto dia de atividades dando as boas-vindas aos convidados.

O tema “Entre a Letra e a Lei: Literatura Afro-brasileira e Africana e os desafios de 20 anos da Lei 10.639/03” foi abordado pelas professoras Carla Verônica e Rutte Cardoso com a mediação de Mirian Reis Sumica – atual diretora da UNILAB; e colaboração de Dyane Brito, uma das curadoras do Colóquio e Clara Amorim (Duca), curadora da Fliquinha desde 2022.

Carla Verônica, que é Doutora em Educação, Mestre em Família na Sociedade Contemporânea, Licenciada em Pedagogia e Especialista em Metodologia destacou a importância do currículo presente nas escolas dialogar com a atual realidade.

Rutte Cardoso, que é Docente da UNILAB; Mestre pela Universidade de Santiago Cabo Verde e Coordenadora Geral Interina do Centro de Estudos Africanos da UNILAB enfatizou os 20 anos da Lei 10.639/03 que é considerada um marco na educação brasileira, pois ela tornou obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira. Também foi destaque na “mesa” os 10 anos da Lei de Cotas (12.711/12) que prevê a reserva de 50% das vagas de universidades e institutos federais de ensino superior a estudantes de escolas públicas.

Um dos momentos que mais chamou a atenção de todos foi o poema “Conto de Fatos” recitado e de autoria da estudante Brenda Lima, ganhador do Festival Anual da Canção Estudantil – FACE.

O encerramento ficou por conta do “Samba Filhos de São Francisco”.

Estiveram presentes prestigiando a atividade, os vereadores franciscanos Rosângela Valentim, Marivaldo do Amaral e Luiz de Campinas; o Diretor do Colégio Estadual Martinho Salles Brasil Professor José Raimundo juntamente com os estudantes; Amando Lima e Gustavo Porto – representantes da ACELEN – Empresa patrocinadora do evento, além de estudantes da universidade, convidados e a comunidade em geral.

Mais
publicações